quarta-feira, 26 de julho de 2017

The Grandmothers - Dreams On Long Play

Banda: The Grandmothers
Disco: Dreams On Long Play
Ano: 1995
Gênero: Alternative Rock, Avant-Garde, Progressive Rock, Experimental Rock
Faixas:
1. Do It In The Name Of Love (R. St. Germain) 2:46
2. Waiting (J.C. Black, M. Harris, G. Smith, J. Hogan) 6:08
3. Walk Like A Weasel (R. St. Germain) 3:05
4. Not My Problem (L. Valdmets, R. St. Germain) 3:43
5. Trail Of Tears (J.C. Black) 9:35
6. I've Fallen And I Can't Get Up (L. Valdmets, R. St. Germain) 3:33
7. Who Did You Love (J.C. Black, D. Bailey) 3:47
8. Manila Gorilla (E. Bladezipper, R. St. Germain) 5:31
9. Who Dicked Who Over (L. Valdmets, R. St. Germain) 4:29
10. The Great White Buffalo (J.C. Black, D. Bailey) 12:51
Créditos:
Jimmy Carl Black: Drums, Indian Drums, Vocals
Linda Valdmets: Violin, Percussion, Vocals
Gerald "Eli" Smith: Woodwinds, Vocals
Ener Bladezipper: Bass, Vocals
Roland St. Germain: Guitar, Keyboards, Vocals
Thomas Ramirez: Saxophone ("Manila Gorilla")

Biografia:
Para o desavisado, a junção de nomes da Grandmothers pode sugerir tranquilidade, talvez algo como uma reunião de velhos músicos voltada para tocar em centros de recreação para idosos (nota minha: Grandmothers significa avós; daí a ilação espirituosa do texto). No entanto, não só as várias composições deste conjunto musical são bastante barulhentas e até mesmo indecentes, como também a concepção melhor resumida como "política da banda" inclui várias ações judiciais e tentativas de golpe suficientes para manter uma ditadura da América Latina ocupada por uma década.
Acima de tudo, porém, no velho mas ainda vivo coração da Grandmothers há uma conexão essencial com a música avant-garde do lendário roqueiro Frank Zappa. Em seus primeiros anos, Zappa juntou-se a uma típica banda de bar californiana chamada Soul Giants, cujo nome ele mudou depois para Mothers Of Invention, além de alterar o repertório do grupo, de R&B e doo-wop, para o desafiante e inovador rock avant-garde que o tornou famoso. Os integrantes da Grandmothers invariavelmente incluem alguns dos membros originais da Mothers Of Invention e, não raro, até mesmo músicos cuja história remonta ao Soul Giants.
Saber quem são os músicos que a integraram num determinado momento é parte da intriga da Grandmothers, embora nem sempre uma parte boa. Relativamente aos membros auxiliares que não têm uma relação direta com a Mothers Of Invention, a banda foi bem além do que Zappa conseguiu em termos de elenco internacional.
Enquanto Zappa recrutou principalmente músicos americanos, a Grandmothers teve, no seu lineup, o baixista alemão Ener Bladezipper (nota minha: por coincidência, toca no disco aqui postado) e o guitarrista italiano Sandro Oliva.
De certa forma, toda a existência da Grandmothers pode ser interpretada como uma espécie de extensão de uma disputa que ex-membros da Mothers of Invention tiveram com Zappa sobre assuntos bastante sérios da indústria musical, como os royalties e os créditos de publicação. Forçados a sair pela decisão de Zappa de desmantelar a Mothers Of Invention original, em 1970, alguns dos músicos, desejando continuar suas carreiras, foram encorajados por emocionados fãs de Zappa, que acreditavam (desnecessário dizer que para revolta do músico) que aquele primeiro grupo representou o ponto alto da carreira zappaniana, pelo menos com relação a um certo tipo de humor audacioso, quase surrealista.
A primeira versão da Grandmothers surgiu em 1980 e, naturalmente, apresentou um triunvirato que – entre outras coisas misteriosas e zappanianas – tinha sido fotografado usando vestidos para a capa do disco desdobrável de 1968, "We're Only In It For The Money". O baterista e cantor Jimmy Carl Black, o famoso índio do grupo, além do ex-camarada de exército Don Preston nos teclados e o multi-instrumentista Bunk Gardner estão certamente entre os mais versáteis e divertidos músicos que Zappa havia contratado. O próprio Zappa tornou-se objeto das sátiras da banda nos palcos, tendo ficado particularmente chateado com um boneco caricato da sua figura que a Grandmothers usava de várias formas provocativas. 
Isso desencadeou um embate judicial entre a família de Zappa e vários membros do Grandmothers. No caso da zombaria recém-mencionada, aplica-se algo que o ator Edward G. Robinson descreveu com perfeição num dos seus papéis de gangster: "criticar é fácil, difícil é ser criticado".
Outras disputas jurídicas envolviam o direito de executar e gravar composições de Zappa e, o mais importante, o uso não autorizado do atual nome da Mothers Of Invention por promotores gananciosos. Em um momento dos anos 90, a marca Zappa anulou um contrato para a gravação de um novo disco da Grandmothers para uma importante produtora, que, infelizmente, não estava interessada em trabalhar com a banda sem a permissão de uso do nome Mothers Of Invention.
Black destacou em várias entrevistas que a Grandmothers não é, estritamente falando, uma banda cover do Zappa. O grupo toca apenas o repertório da Mothers Of Invention, canções de Black e Preston, além de outras músicas apropriadas ao seu estilo das décadas de 60 e 70. Entretanto, alguns dos membros do grupo, ao longo dos anos, participaram das últimas bandas e projetos de Zappa. Black contou, em detalhes, uma história engraçada, quando alguns desses músicos jovens (sic) tentaram sequestrar uma versão da Grandmothers, com o objetivo de substituir alguns dos membros mais velhos por iniciantes.
"Eu vim para baixo tomar café no hotel e a primeira coisa que eles perguntaram", recorda Black, "foi: 'Como você se sentiria sendo o único Mother original na Grandmothers?'". Black diz que respondeu a pergunta com outra indagação: "Como vocês se sentiriam sendo pendurados pelo traseiro?".
Black, geralmente com Gardner e Preston e, noutras ocasiões, com o baixista original e vocalista falsete da Mothers Of Invention, Roy Estrada, foi responsável pelas versões mais coerentes e originais da banda, uma das quais vista em muitas cidades americanas durante uma longa turnê em 2000. A genialidade de Black, nessa parte, consistiu em envolver os europeus acima mencionados, que trouxeram para o palco uma mistura de energia juvenil com uma postura mais relaxada, muito menos tensa, para a música de Zappa.
Black tinha uma versão da banda com músicos locais baseados fora de Austin, Texas, EUA, durante sua estada lá nos anos 80, porém sua versão para a Grandmothers somente decolou realmente depois que ele se tornou um expatriado em 1992, o que lhe permitiu um acesso muito mais fácil ao público europeu.
Desde 2002, Preston firmou-se como o líder de fato da Grandmothers, trocando a base de operações da banda para Los Angeles, Califórnia, EUA, sua cidade natal, e utilizando músicos dessa área, tendo, além disso, alterado geograficamente o nome da banda para Grandmothers West. A última mudança pareceu desnecessária para Black, que perdeu interesse no projeto, dissolvendo sua versão europeia do grupo em prol de atividades com bandas como a britânica Muffin Men, cujo setlist contém muito Zappa, bem como músicas de Captain Beefheart e dos Beatles (Eugene Chadbourne, AllMusic; tradução livre do inglês).

3 comentários:

Anônimo disse...

sorry where is the password melofilia is not working thank you

Indignaldo Silva disse...

Link fixed. Thanks for notice.

Musica para Volar disse...

la contraseña es disco discofilo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...