segunda-feira, 2 de junho de 2014

Drive-By Truckers - Gangstabilly

Cover
Banda: Drive-By Truckers
Disco: Gangstabilly
Ano: 1998
Gênero: Southern Rock, Alternative Country Rock
Faixas:
1. Wife Beater (Drive-By Truckers, Hood) 3:32
2. Demonic Possession (Drive-By Truckers, Hood) 4:52
3. The Tough Sell (Drive-By Truckers, Hood) 3:41
4. The Living Bubba (Drive-By Truckers, Hood) 5:56
5. Late For Church (Drive-By Truckers, Howell) 5:27
6. Panties In Your Purse (Drive-By Truckers, Cooley) 4:41
7. Why Henry Drinks (Drive-By Truckers, Hood) 4:13
8. 18 Wheels Of Love (Drive-By Truckers, Hood) 4:10
9. Steve McQueen (Drive-By Truckers, Hood) 5:13
10. Buttholeville (Drive-By Truckers, Hood) 5:25
11. Sandwiches For The Road (Drive-By Truckers, Hood) 6:40
Créditos:
Patterson Hood: Guitar, Vocals, Banjo
Mike Cooley: Guitar, Vocals, Banjo (faixa 5)
John Neff: Pedal Steel Guitar, Vocals
Adam Howell: Double Bass, Vocals
Matt Lane: Drums
Músicos adicionais:
Barry Sell: Mandolin (faixa 5), Backing Vocals (faixa 5)
Redneck Greece: Harmony Vocals (faixa 8)
Jim Stacy: Harmonica (faixas 9, 10)
Logo Design by FlamingText.com

Biografia:
Esse aclamado grupo americano surgiu no final dos anos 90 como um bando de roqueiros sulistas desordenados, claramente inspirados em Lynyrd Skynyrd, Neil Young e Rolling Stones. A história da banda começou em meados dos anos 80, na Universidade de North Alabama, quando Patterson Hood (filho de David Hood, renomado baixista de estúdio da Muscle Shoals) aproximou-se do seu colega guitarrista Mike Cooley. A dupla formou a banda post-punk Adam' House Cat, mas não conseguiu causar impacto além do circuito local de casas noturnas. Após vários anos separados, Hood e Cooley reuniram-se em Athens, Georgia, em meados dos anos 90, e formaram a Drive-By Truckers em 1996, com John Neff (steel guitar), Adam Howell (baixo), Matt Lane (bateria) e Barry Sell (bandolim) fechando o lineup.

5
A banda rapidamente tratou de recuperar o tempo perdido sem gravar, lançando, em 1998, o divertido "Gangstabilly", porém sua crescente popularidade e a agenda cada vez mais lotada fragmentaram o lineup original. Sell, Neff, Howell e Lane saíram, com pequenos intervalos entre o primeiro e o último, ficando com Hood e Cooley a tarefa de recrutar Rob Malone (baixo) e Brad Morgan (bateria) para ajudá-los a gravar o segundo disco do grupo, "Pizza Dliverance". Um excelente disco ao vivo, "Alabama Ass Whuppin'", confirmou a potencialidade do novo time.

2
O conceitual disco duplo "Southern Rock Opera", de 2001 (primeiro do novo milênio), baseou-se vagamente em torno da carreira da Lynyrd Skynyrd (uma idéia da banda cozinhada em banho-maria por vários anos), e chamou a atenção pela soma de clichês do gênero. Malone largou o baixo para municiar a banda com mais uma guitarra, e Earl Hicks, parceiro de longa data do grupo, substituiu-o na seção rítmica. Mas Malone acabou se retirando após o lançamento de "Southern Rock Opera", e Jason Isbell (nascido em 1 de fevereiro de 1979, em Green Hill, Alabama, EUA), cantor, compositor e guitarrista, entrou no seu lugar. Em sequência, a banda firmou um novo contrato com a Lost Highway, subsidiária da Universal Records e especializada em country alternativo, que relançou "Southern Rock Opera" no ano seguinte.


Embora possuísse material para outro disco, a Lost Highway dispensou a banda anteriormente à materialização do álbum. O selo The New West acolheu a Drive-By Truckers e editou, no verão de 2003, o primoroso "Decoration Day". Shonna Tucker sucedeu Hicks em "The Dirty South", de 2004, disco que marcou o surgimento de Isbell como compositor, destacando-se as suas canções "The Day John Henry Died" e "Danko/Manoel", um tributo à The Band. O álbum posterior, "A Blessing And A Curse", de 2006, abafou o southern rock em prol de uma abordagem simplificada, reminiscência das gravações da Faces no início dos anos 70.


John Neff, membro original da banda, colaborou no álbum e mais tarde excursionou com o grupo. Em abril de 2007, Isbell decidiu seguir carreira solo, e Neff então reinstalou-se no lineup. A baixista Shonna Tucker tornou-se a mais recente integrante da Drive-By Truckers a revelar-se como compositora, contribuindo com canções e cantando pela primeira vez no disco "Brighter Than Creation's Dark", de 2008 (The Encyclopedia Of Popular Music. Compiled and edited by Colin Larkin. New York: Omnibus Press, 2007, p. 461; tradução livre do inglês).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...