terça-feira, 10 de junho de 2014

Cracker - Cracker

Cover
Banda: Cracker
Disco: Cracker
Ano: 1992
Gênero: Alternative Rock, Indie Rock, Country Rock
Faixas:
1. Teen Angst (What the World Needs Now) (Lowery) 4:11
2. Happy Birthday To Me (Lowery) 3:29
3. This Is Cracker Soul (Faragher, Hickman, Lowery) 3:38
4. I See The Light (Faragher, Hickman, Lowery) 5:11
5. St. Cajetan (Hickman, Lowery) 5:22
6. Mr. Wrong (Hickman) 4:34
7. Someday (Faragher, Hickman, Lowery) 3:19
8. Can I Take My Gun To Heaven (Lowery) 3:59
9. Satisfy You (Hickman, Lowery) 3:27
10. Another Song About The Rain (Hickman, Le Roi) 5:46
11. Don't Fuck Me Up (With Peace And Love) (Lowery) 3:08
12. Dr. Bernice (Lowery) 6:20
Créditos:
David Lowery: Vocals, Acoustic Guitar
Johnny Hickman: Electric Guitar, Harmonica, Backing Vocals
Davey Faragher: Bass, Backing Vocals
Rick Jaeger: Drums
Keyboards: Benmont Tench
Lovely Previn: Fiddle
Phil Jones: Percussion
Jim Keltner: Drums (faixas 2, 3, 6)
Jeanie McClain: Backing Vocals (faixas 4, 5)


Biografia:
Durante o seu auge, na década de 1990, a Cracker, estabelecida em Virginia, Estados Unidos, moldou elementos de pop/rock alternativo e country em várias canções irreverentes e chamativas. O cantor e guitarrista David Lowery nunca tentou mascarar sua afinidade com a música de raiz tradicional, mas, paradoxalmente, seu passado ficou longe do conservadorismo, quando liderou, nos anos 80, a sui generis banda alternativa Camper Van Beethoven. Pois em seguida ao longo hiato da Camper Van Beethoven, iniciado em 1990, é que Lowery começou a gravar demos de composições novas com o guitarrista Johnny Hickman e o baixista Davey Faragher. Os três músicos batizaram o projeto de Cracker (embora várias das primeiras demos tenham vindo à tona sob o nome de David Lowery Demo Mixes) e fixaram residência em Richmond, Virginia. Em 1991, a banda assinou contrato com a gravadora Virgin Records e contou com a colaboração de vários bateristas (Jim Keltner, Rick Jaeger e Phil Jones) para formatar o seu primeiro disco, homônimo, lançado em 1992.

3
Repleto de canções dominadas por guitarras e ásperos vocais, o álbum solidificou a presença da Cracker na cena roqueira, e "Teen Angst (What the World Needs Now)" tornou-se um top single de rock contemporâneo. Um ano depois, o segundo álbum, "Kerosene Hat", gerou outro hit radiofônico/MTV, "Low", que alcançou as paradas do Reino Unido e também arrebentou em território americano. Resultado: disco de platina. "Golden Age" saiu em 1996. Todavia, o lineup profícuo da banda começou a fazer água. O baixista Faragher foi substituído por Bob Rupe e no banco da bateria sentaram-se três músicos: Charlie Quintana, Eddie Bayers e Johnny Hott.

5
"Golden Age" despejou outro sucesso, "I Hate My Generation", e a banda excursionou para divulgar o disco. Ao retornar, Lowery, valendo-se do seu estúdio, Sound of Music, localizado em Richmond, passou a produzir discos para os artistas Joan Osborne, Lauren Hoffman, Magnet, Fighting Gravity e Sparklehorse, entre outros. Ele também trabalhou, como co-produtor, para a Counting Crows, em parceria com Dennis Herring, ex-Camper Van Beethoven. A atividade de Lowery, porém, não se limitou à arte musical,  tendo atuado nos filmes River Red (compondo também a trilha sonora da fita), dirigido por Eric Drilling, e This Space Between Us, do cineasta Matt Leutwyler.

1
No final da década, a Cracker mantinha uma formação razoavelmente estável, constituída pelo baterista Frank Funaro, o tecladista e acordionista Kenny Margolis e o preexistente núcleo central, composto por Lowery, Hickman e Rupe. Esse lineup responsabilizou-se pelo lançamento de "Gentleman's Blues", em 1998, um disco mais reflexivo, homenageando o southern e o blues. Pouco depois, a Camper Van Beethoven, inesperadamente, reativou-se, e Lowery dividiu-se entre as duas bandas, cujos membros se juntavam, com frequência, a qualquer outro grupo que encontravam na estrada.

9
A Cracker (juntamente com seletos músicos da Camper Van Beethoven) editou, em 2001, o disco "Traveling Apothecary Show & Revue", gravado ao vivo. Em 2002, lançou "Forever", e, no ano seguinte, "Countrysides", uma coleção de rústicas regravações de canções country, editada pela própria banda, haja vista que se retirara, há pouco tempo, do cast da gravadora Virgin. Três anos depois, a banda desovou (agora através do selo independente Cooking Vinyl, do Reino Unido) "Greenland", com David Immerglück e Mark Linkous como artistas convidados. Outro disco ao vivo, "Berlin" (gravado na cidade alemã homônima, em dezembro de 2006), veio à luz em 2008, e o álbum de estúdio "Sunrise in the Land of Milk and Honey", que chegou ao Top 200 da Billboard, saiu em 2009.

8

Ainda em 2009, a banda tocou para as tropas americanas no Iraque e produziu o vídeo "Yalla Yalla", uma compilação de vídeos realizados pelos soldados estadunidenses estacionados no exterior e disponibilizados no YouTube. A rede radiofônica pública NPR apresentou a turnê no seu programa semanal The Show. Um ano depois a banda, misturada com a Camper Van Beethoven, realizou uma série de shows com ingressos esgotados, na turnê chamada 2010 Traveleing Apothecary Tour.


Em 2014, o trio central da Cracker - Lowery, Hickman e Faragher - retornou ao estúdio, juntamente com o baterista Michael Urbano e o tecladista Thayer Sarrano. No final do ano, o grupo havia lançado um ambicioso CD duplo, "Berkeley To Bakersfield", com duas propostas: o disco "Berkeley" dedicado ao rock alternativo característico da Cracker, e o álbum "Bakersfield" voltado novamente às influências country da banda, com a participação de um punhado de músicos convidados (Greg Prato, AllMusic; tradução livre do inglês).

4 comentários:

Celso Loos disse...

O trem tá passando

http://depositfiles.org/files/y9q65ok9j

Abraços

Musicômano disse...

Peguei a maria-fumaça. Até já desci na estação. Valeu, Celso.

Daniel Iván disse...

Thank you so much!!! I've been looking this album for years now (I owned the original cd and sadly lost it in a moving) and FINALLY found it! Long live Cracker!

Indignaldo Silva disse...

You're welcome, Daniel.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...