segunda-feira, 1 de julho de 2013

Blue Rodeo - Casino

Cover
Banda: Blue Rodeo
Disco: Casino
Ano: 1990
Gênero: Folk Rock, Country Rock
Faixas:
1. Til I Am Myself Again (3:58)
2. What Am I Doing Here (3:08)
3. 5 A.M. (A Love Song) (3:59)
4. Montréal (3:15)
5. Last Laugh (4:01)
6. Trust Yourself (3:49)
7. Two Tongues (4:22)
8. Time (3:37)
9. After The Rain (4:22)
10. You're Everywhere (2:49)
Músicas de autoria de Greg Keelor e Jim Cuddy.
Créditos:
Jim Cuddy: Guitar, Vocals
Greg Keelor: Guitar, Vocals
Bazil Donovan: Bass
Bob Wiseman: Harmonica, Accordion, Piano, Organ
Mark French: Drums
Músicos adicionais:
Pete Anderson: Guitar, Mandolin
Skip Edwards: Organ
Taras Prodaniuk: Bass
Jeff Donavan: Drums
Lenny Castro: Percussion

Biografia:
Essa banda de country rock de Toronto, Canadá, tem sido frequentemente comparada com a The Band, se bem que, de fato, seu som encontra paralelo com a Buffalo Springfield e os Beatles. Embora seja um dos mais populares grupos do Canadá, ainda carece, no entanto, de maior reconhecimento fora do país. Formou-se pela iniciativa de dois distintivos cantores, compositores e guitarristas: Jim Cuddy (nascido em 2 de dezembro de 1955, em Toronto, Ontario, Canada) e Greg Keelor (nota minha: nascido em 29 de agosto de 1954, em Inverness County, Nova Scotia, Canada), que já tocavam juntos desde 1977 em vários conjuntos, incluindo HiFis e Fly To France.


Os outros membros fundadores foram Bazil Donovan (baixo), Cleave Anderson (bateria) e Bob Wiseman (teclados). Depois de um poderoso debute com "Outskirts", em 1987, que versava quase que inteiramente sobre corações partidos, perdas e saudades, "Diamond Mine" teve um maior alcance lírico, abrangendo alvos como o Coronel Oliver North e outros, que usaram o lema "Good And Country" (nota minha: em tradução livre, seria "Por Deus e pelo País", um slogan de cunho direitista e religioso, próprio da ideologia americana conservadora) para justificar seus interesses pessoais (letra da canção homônima). A gravação aconteceu em um salão vazio, em Toronto, mas uma imperturbável produção cuidou para que, à parte, o forte time de letristas fizesse o seu trabalho, embelezando-o com uma competente interação musical. Anderson deixou a banda após o lançamento do álbum, enquanto Wiseman fez sua estréia solo com um disco de otimistas e peculiares canções.


"Casino" contou com o produtor de Michelle Shocked e Dwight Yoakam, Pete Anderson, que deixou o som da banda mais reflexivo e intrincado. Com as harmonias beatlianas agora em primeiro plano, os críticos saudaram o novo estilo da Blue Rodeo de braços abertos. O independente "Lost Together" apresentou o novo baterista, Glenn Milchem, ganhando aplausos por mais uma nova fusão modelar de estilos diferentes. Wiseman foi posteriormente substituído por James Gray, tecladista de turnês da banda, e Kim Deschamps, guitarrista de pedal steel, tornou-se membro permanente do grupo. A nova formação gravou mais três discos de grande sucesso, mas, após o discreto "Tremolo", os integrantes da Blue Rodeo resolveram fazer uma pausa para concentrar-se em trabalhos solos. A banda matriz voltou com uma coletânea ao vivo, "Just Like A Vacation". Deschamps pediu para sair em outubro de 1999, embora ainda tenha participado do disco seguinte, "The Days In Between". Sua vaga foi ocupada por Bob Egan, ex-membro da Wilco (The Encyclopedia Of Popular Music. Compiled and edited by Colin Larkin. New York: Omnibus Press, 2007, p. 187; tradução livre do inglês).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...